Edifício Arinda
Ficha Técnica
Ano do projeto: 2021
Execução: 2022-2023
Coordenação: Tiago Wright
Colaboradores: Fernanda Joszef, Gabriela Fuganholi
Incorporação: Planta.Inc.
Interiores: Aline Prado
Estrutura: Plancton
Impermeabilização: Proassp
Instalações: Gomes Engenharia
Comunicação Visual: Alles Blau
Iluminação: Estúdio Lodi
Fotos: Paulo Troya
Memorial
O edifício Arinda é um típico prédio comercial/de serviços da Vila Buarque.
Como tal, possui uma estrutura racional, com apoios colocados sobretudo em suas paredes periféricas.Lajes que vencem vãos consideráveis sem pilares por todas as partes; janelas em profusão para o exterior. Além disso, uma feliz implantação em “L” no terreno, que em conjunto com os outros atributos, possibilitou a implantação do projeto ora realizado.
As plantas das diversas unidades puderam então ser desenvolvidas com liberdade, garantindo o aproveitamento de toda a luz e ventilação possíveis
Bastante luz, bastante circulação de ar: fundamental para morar e conviver.
O edifício existente, no entanto, era invisível – mais um elemento da massa construída no Centro da Cidade.
O uso de cores alegres tem a intenção de individualizá-lo neste panorama todo igual. A relação direta, aberta e transparente de sua entrada com a rua e o grande espaço comercial que se abre na calçada procuram trazer o edifício para a cidade.
Cada construção tem suas idiossincrasias, aproveitá-las e realçá-las ao mudar o seu uso é importante. É uma maneira de afirmar que preservar o que existe
e tende a ser destruído para dar lugar ao novo por uma transformação com anseios e técnicas contemporâneas, é uma forma de respeitar o trabalho dos homens e da sua história.
Sustentabilidade se traduz no respeito ao que já foi erigido.