SENAC Botucatu e Votuporanga (concurso)

SENAC Botucatu e Votuporanga

Ficha Técnica

Botucatu, SP e Votuporanga, SP

Ano: 2024

Área: 4350m²

Colaboradores: André Vainer, Tiago Wright, Alessandro Muzi e Gabriela Fuganholi

Memorial

O projeto proposto tem como premissa principal a possibilidade de implantação em Botucatu e Votuporanga, em terrenos com características topográficas distintas, que demandam atenção à eficiência energética em cada um deles. Na implantação dos edifícios, que se repetem em ambos os terrenos, o programa foi organizado em três blocos distintos que se conectam entre si e se adaptam às suas diferentes topografias e suas relações específicas com os acessos públicos.

A distribuição do programa em 3 blocos tem como objetivo flexibilizar o seu agenciamento nas diferentes implantações: Bloco A – Salas de Aula e Setor Administrativo; Bloco B – Circulação Vertical, Sanitários e Vestiários, Refeitórios e Serviços; Bloco C – Atendimento, Biblioteca, Auditório e Laboratórios.

O projeto se adapta aos dois terrenos considerando suas particularidades. Em Botucatu, a terraplanagem existente permitiu a implantação do edifício com reduzidíssimos movimentos de terra. O terreno possui frentes para três ruas, que possibilitou a localização de acessos nos diferentes níveis do entorno, como pode ser visto na implantação à esquerda. Esta disposição de acessos ainda permite que, na utilização do auditório para eventos externos sejam setorizados os fluxos de entrada e saída de público.

Em Votuporanga, especial atenção foi dada à implantação do edifício, dado que há um processo de erosão relativo a um movimento de terra pretérito. Procurou-se equilibrar as necessidades de movimento de terra, evitando sua retirada e reposição.